Frente Baiana pela Educação tem forte atuação contra a pandemia e a Reforma Administrativa
Com o intuito de aumentar a resistência à política genocida e ultraliberal de Jair Bolsonaro, a ADUNEB, em unidade de luta com outros sindicatos, tem levado às ruas campanhas contra a Reforma Administrativa, pela aceleração da vacinação e pelo Fora Bolsonaro.
Além das reivindicações da pauta interna da UNEB em defesa dos interesses da categoria docente, devido à complexa conjuntura de retrocessos, a ADUNEB atua também em outros espaços. A ação tem o respaldo das suas assembleias de base que entende como fundamental a força da unidade na luta contra o fascismo e a implementação das políticas neoliberais pelos governos Bolsonaro e Rui Costa. Um desses espaços é a Frente Baiana pela Educação, um coletivo que tem forte mobilização nas redes sociais. Por meio de duas campanhas, com perfis distintos, dialoga com a sociedade, transpõem os muros das instituições de ensino para proporcionar informação, conhecimento, senso crítico e romper preconceitos.
Outro espaço de grande importância é o Fórum das ADs que possui a função de reunir as representações da ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC para encaminhar estratégias políticas em defesa da pauta do Movimento Docente. A coordenação do Fórum das ADs passou a ser da ADUNEB a partir do mês de julho último. Também atua nas redes sociais e estará lançando brevemente uma campanha com o objetivo de fortalecer a mobilização no âmbito das quatro universidades estaduais e combater a retirada de direitos dxs docentes, bem como salvar vidas na pandemia.
Essencial é a Vida
A primeira campanha da Frente pela Educação, denominada “Essencial é a Vida”, pode ser acompanhada pelos perfis o Facebook (clique aqui), Instagram (clique aqui) e o site (clique aqui). Em linhas gerais debate sobre os perigos relacionados ao retorno das aulas presenciais durante a pandemia, com risco de aumento das taxas de contaminação e à vida de estudantes, profissionais da Educação e seus familiares. A Frente defende o retorno das aulas presenciais somente a partir da completa imunização de toda a comunidade acadêmica. Nos últimos 2,5 meses, o conteúdo da campanha conquistou, no Facebook, 4 mil compartilhamentos e 47,8 mil interações (engajamento). No Instagram foram 6,3 mil reações.
Reforma que Destrói
A segunda campanha que tem como nome “Reforma Administrativa: destrói os serviços públicos” é encontrada no site (clique aqui), no Facebook (clique aqui) e também no Instagram (clique aqui). A proposta é orientar sobre as armadilhas e falácias do Governo Federal, que tenta impor a PEC 32/2020 à população. Entre outros problemas, a norma resultará no desmonte de serviços públicos como saúde e educação, além de favorecer a perseguição e permitir a demissão de trabalhadores concursados, com a contratação de indicados e a possibilidade e aumento da corrupção. Em 2,5 meses, as postagens desse perfil alcançaram no Facebook 7,6 mil compartilhamentos e 49 mil interações. No Instagram foram recebidas 4 mil reações.
A atuação da Frente Baiana pela Educação não se limita às redes sociais, ela também articula e participa de outras ações de protestos e enfrentamentos. Dois exemplos são a campanha que ocupou as ruas com outdoors em todas as regiões do estado (realizada conjuntamente com o Fórum das ADs) e a participação recente nos atos nacionais pelo Fora Bolsonaro! (leia aqui).
Vacinação Já!
Além da participação na Frente Baiana pela Educação e no Fórum das ADs, a ADUNEB também constrói coletivamente outro importante espaço de luta: o Comitê Vacina pelo SUS Já! que é composto pelo SINDSAÚDE, SINDSEFAZ, APUB, APLB, centrais sindicais, movimentos sociais e outras organizações políticas. O objetivo é ampliar o debate na sociedade sobre a importância da vacinação, a necessidade da aceleração do Plano Nacional de Imunização e buscar alternativas junto ao poder público para que o imunizante chegue a toda a Bahia. Por meio das redes sociais o Comitê busca ainda desfazer mitos e fake news sobre a vacina.