ADUNEB faz roda de conversa sobre os impactos da nova Reforma da Previdência
Como a nova Reforma da Previdência imposta pelo governo estadual prejudica xs servidorxs públicxs da Bahia? Qual o impacto na categoria docente? Para esclarecer sobre essas e outras questões a ADUNEB realiza a roda de Conversa “Efeitos da Reforma da Previdência nos Direitos dxs Docentes”. A atividade terá como expositorxs a supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias, o diretor do Sindsefaz, Edmilson Blohem, e o assessor jurídico da ADUNEB, Vitor Fonseca. A reunião será às 17h, nesta quinta-feira (08). O link para a participação da categoria será encaminhado para o e-mail dxs filiadxs e grupos específicos de WhatsApp.
A nova Reforma da Previdência foi votada pela Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 16 junho, sem que houvesse ampla discussão com as representações de classe e com a sociedade. Tratam-se da PEC nº 163/21, que altera o próprio Texto Constitucional Estadual e da Emenda Constitucional Estadual (ECE) nº 26/20, bem como traz novas regras específicas e, também, o Projeto de Lei nº 24.196/21, que promove alterações na Lei nº 11.357/09.
Por trás do argumento do governo de que a nova Reforma foi para realizar ajustes e correções necessárias à lei em vigor, as alterações impostas trazem graves prejuízos para o conjunto dxs servidorxs, que já enfrentam uma conjuntura de congelamento e não reposição de perdas salariais, além da suspensão do anuênio, quinquênio, progressões e mudança de regime.
Participe!