Docentes da UNEB reforçam a disposição para continuar nas ruas contra Bolsonaro e em luta pela vida
A assembleia da ADUNEB reforçou a disposição da categoria docente em continuar a ocupar as ruas contra Bolsonaro, sua política genocida, o ensino presencial na pandemia e contra a Reforma Administrativa. Na atividade realizada na quarta-feira (23), xs professorxs aprovaram a participação presencial da categoria na capital e no interior, no 3º Dia Nacional de Mobilizações Fora Bolsonaro, a ser construído para o dia 24 de julho. A assembleia também deliberou pela participação, caso aconteçam, nas atividades de mobilização do dia 2 de Julho, comemoração da Independência do Brasil na Bahia.
Entendendo que na atual conjuntura Bolsonaro é ainda mais letal que o vírus da Covid-19, a categoria participou dos protestos nacionais do dia 19 de junho (leia aqui). A partir da análise positiva dos atos, da necessidade de intensificar o enfrentamento ao Governo Federal e da perspectiva de crescimento das mobilizações contra Bolsonaro, a ADUNEB continuará a somar forças junto a demais sindicatos, centrais sindicais, frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, outras organizações políticas e sociais.
Nova Reforma da Previdência da Bahia
Durante a assembleia, a coordenação da ADUNEB abordou a aprovação da nova Reforma na Previdência estadual, de maneira acelerada, sem discussão com as representações de classe, imposta pelo governo Rui Costa e seus representantes na Assembleia Legislativa. A votação ocorreu na terça-feira (15), apesar dos protestos e da tentativa de barrar a votação, do pleito realizado pela ADUNEB junto com as demais associações docentes que compõem do Fórum das ADs. Leia aqui as notas de denúncia (nota da ADUNEB) (nota do Fórum das ADs) divulgadas sobre a questão.
CONAD extraordinário
A categoria docente também escolheu as professoras que representarão a ADUNEB no 12º CONAD extraordinário, que ocorrerá nos dias 02,03 e 10 de julho que tem a finalidade de organizar, nacionalmente, a luta da categoria. A delegada será a Coordenadora Geral da ADUNEB, Ronalda Barreto. As observadoras serão as professoras Amália Cruz e Nilza Martins, sendo a segunda também coordenadora do sindicato. O CONAD terá como tema “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. Leia aqui o Caderno de Textos.