Notícias

ADUNEB realiza mobilização em dezenove cidades contra a volta imediata às aulas presenciais



 A ADUNEB, que integra a Frente Baiana Pela Educação, realizou, entre os dias 19 e 26 de maio, ações da campanha contra o Projeto de Lei 5595/2020 que prevê a retomada imediata das aulas presenciais sem vacina para todos. As ações consistiram na veiculação de spots de rádio, circulação de carros de som e instalação de faixas em dezenove cidades da Bahia onde a UNEB está presente.


Os spots foram veiculados em Salvador na rádio Metrópole e nas comunitárias Rádio São Caetano, Rádio Cabula, Rádio Nova Opção e Rádio Liberdade. No interior a campanha foi veiculada na Rádio Angiquinho de Paulo Afonso, Rádio Educadora de Caetité, Rádio Andaiá de Santo Antônio de Jesus, Rádio Sucesso FM de Teixeira de Freitas, Rádio Juazeiro de Juazeiro na Vale FM de Barreiras.

Com o objetivo, também, de esclarecer à sociedade sobre os riscos de um retorno presencial às aulas em mais um momento crítico da pandemia da Covid-19, durante uma semana carros de som circularam em Salvador, Barreiras, Brumado, Caetité, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Guanambi, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Conceição do Coité e Valença.
Faixas também foram instaladas em Salvador e, numa articulação com com os Coordenadores das Subseções Departamentais, nas cidades de Paulo Afonso, Barreiras, Camaçari, Ipiaú, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus.

O PL em discussão no Senado, caso aprovado, obrigará o retorno imediato das aulas presenciais em escolas, universidades públicas e particulares, mesmo diante das milhares de mortes causadas pela Covid-19. Diante desse PL genocida que coloca em risco a vida dxs docentes e de toda a população, a ADUNEB buscou estabelecer um diálogo com a sociedade, alertando e esclarendo também sobre perspectivas distorcidas acerca do trabalho dxs professores. “Os professorxs estão trabalhando muito durante a pandemia, atendendo às diversas demandas e especificidades do ensino e demais atividades remotas. A categoria quer voltar às aulas presenciais desde que estejamos todxs devidamente imunizadxs para que não transformemos as escolas e universidades em disseminadores desse vírus letal”, afirma Ronalda Barreto, Coordenadora da ADUNEB.