Notícias

ADUNEB convoca a categoria para os protestos do 1º de Maio - Dia Internacional dxs Trabalhadorxs



 São 400 mil mortes causadas pelo Covid-19 e pela política genocida do presidente Bolsonaro. Mais de 14 milhões de desempregados (PNAD/IBGE) e cerca de 19 milhões de brasileiros passando fome. Chega!

A ADUNEB convoca a categoria docente da capital e do interior para neste sábado, 1º de maio, Dia Internacional dxs Trabalhadorxs, ocupar as redes sociais e somar forças a outras inúmeras categorias, sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais e organizações políticas. Entre as pautas dos protestos virtuais, que ocorrerão em todo o país, estarão o Fora Bolsonaro; vacinação rápida e para todxs pelo SUS; educação pública, de qualidade e em segurança sanitária; e auxílio emergencial de R$ 600 à população exposta à vulnerabilidade social. Fique atentx e compartilhe o material que a ADUNEB divulgará nas redes. Para denunciar à sociedade, além da ação virtual, o sindicato organiza a fixação de faixas nos campi da universidade.

O Movimento Docente da UNEB também levantará a bandeira contra o desmonte do Estado. Nesse momento, tramita no Congresso Nacional a Reforma Administrativa que intensificará os ataques aos serviços públicos e terá como maior vítima os servidores públicos e a população mais necessitada em saúde e educação pública. Está na ordem do dia do Senado a votação do Projeto de Lei 5595/20 que, caso aprovado, irá impor o retorno imediato das aulas presenciais, da educação infantil à superior, sem que a vacinação tenha chegado a todxs. O projeto ainda restringe o direito universal de greve dxs trabalhadorxs do funcionalismo público.  

Neste 1º de maio, às 11h, as centrais sindicais estaduais farão um ato virtual transmitido pelas redes sociais, com representações sindicais da capital e do interior. No período da tarde, às 14h, será a vez do ato virtual nacional, com a participação de partidos, movimentos sociais e demais organizações políticas.  Em Salvador, também ocorrerão atos presenciais simbólicos respeitando as normas de segurança sanitária. Uma das ações, construída pelas Centrais Sindicais, será às 8h, na região do Shopping da Bahia. No Farol da Barra, às 10h, haverá um Ato Solidário em defesa da vida e do Serviço Público.

#FORABOLSONARO