Notícias

ADUNEB realiza live com Deputados Federais para discutir o PL 5595/20



A votação do PL 5595/20, mais uma armadilha das forças conservadoras no Congresso Nacional que ataca a vida e os direitos dos trabalhadorxs, está prevista para essa semana. Para discutir o tema com a categoria, a ADUNEB promove, nesta terça-feira, 20 de abril, às 19h, uma live com os Deputadxs Federais Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Afonso Florence (BA), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA). A transmissão ao vivo acontece nos perfis do Youtube e do Facebook da seção sindical. 

O Brasil ultrapassa a triste marca de 370 mil mortos pela Covid e tem um processo de vacinação extremamente lento por falta de vontade política da implementação de um sistema eficaz de imunização - apenas 12,38% da população foi vacinada. É nesse contexto nefasto que está sendo colocado em votação um Projeto de Lei que quer enquadrar a Educação na Lei de Serviços essenciais, visando a retomada imediata das aulas presenciais.

A aprovação dessas medidas transformará escolas e universidades em espaço de aglomeração e causa do contágio e morte de alunos, seus familiares e profissionais da educação, aumentará o número de pessoas nas ruas e no transporte público, agravando o genocídio do povo brasileiro em curso. “As forças conservadoras atuam para favorecer o empresariado da educação privada, retirar a autonomia de prefeitos e governadores para adotarem medidas relacionadas à COVID e, assim, não exitam em levar a população à morte”, afirma Ronalda Barreto, Coordenadora Geral da ADUNEB

Essas forças, que estão na base de apoio do Presidente da República e seu governo antissindical e antidemocrático, também propõe incluir na legislação tratamento diferenciado ao direito de greve. Cria, assim, instrumentos punitivos para qualquer mobilização, paralisação e greve da categoria.