Nota de Solidariedade ao Sintufrj ameaçado por bolsonaristas
A Coordenação da Associação dos Docentes da UNEB – ADUNEB vem a público manifestar solidariedade axs companheirxs do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Sintufrj, que tem recebido ameaças de bolsonaristas.
Segundo nota da direção do Sintufrj, as ameaças de invasão e depredação da sede do sindicato começaram no último sábado (10). Os extremistas de direita, apoiadores do fascismo e do genocídio da população em curso no país, culpam o movimento sindical de “atrapalhar o Brasil”. A tentativa de intimidação dxs aguerridxs companheirxs de luta começou depois que o Sintufrj passou a intensificar ações de denúncia sobre os crimes do governo Bolsonaro durante a pandemia.
A ADUNEB ressalta que, devido às ações irresponsáveis e negacionistas do governo Bolsonaro, a tragédia já causou a morte de mais de 350 mil brasileirxs. Enquanto todo o resto do mundo evidencia a diminuição do número de óbitos e das taxas de contaminação, o país segue em pandemia descontrolada, com um plano de imunização lento e longe do que preconizam xs especialistas. Ao contrário do que afirmam os extremistas que ameaçam o Sintufrj, os sindicatos, centrais sindicais, xs servidorxs públicxs, somados aos movimentos sociais e populares, configuram-se como os maiores núcleos de resistência contra o retrocesso e o genocídio. Nenhum passo atrás será dado até que retiremos do poder Bolsonaro e seus apoiadores.
Sigamos juntxs em defesa da classe trabalhadora, da vida e da vacina pelo SUS já!
Coordenação ADUNEB