Vacinação para todos já!
O MEC – Ministério da Educação informou em nota, nessa quarta-feira (05), a inclusão de professoras/es e as/os profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação da Covid-19. O anúncio foi realizado no mesmo dia em que a Bahia atingiu mais de 21 mil casos ativos de Covid-19 e 111 mortes nas últimas 24h, sendo o terceiro Estado com maior número de casos desde o início da pandemia.
Também, a nota da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, afirmou compreender que escolas e universidades são potenciais na exposição à infecção pelo vírus. Sendo assim, a vacinação de professoras/es e as/os profissionais da universidade, como forma de pressionar um retorno breve às aulas, não garantirá segurança à população, considerando que apenas poucos grupos estarão imunizados e que a rede de ensino não está devidamente preparada para esta retomada, com protocolos de segurança definidos.
A ADUNEB defende a volta às aulas somente após a imunização total da população. “O Brasil já chegou a imunizar 10 mil pessoas em um dia e tem condições de vacinar a população em tempo recorde, desde que haja vontade e responsabilidade política”, afirma Ronalda Barreto, Coordenadora Geral da ADUNEB. A seção sindical segue nessa luta e participa do Comitê Vacina pelo SUS já!