ADUNEB cria ações para resguardar a categoria de ameaças de grupos conservadores
A nova coordenação da ADUNEB, preocupada com a atual conjuntura de retrocessos, e com o intuito de ter ainda mais escuta e proximidade com as/os professoras/es da UNEB, apresenta ações que ajudarão a resguardar a categoria docente.
A cada dia, o Governo Federal e seus apoiadores nos estados buscam novas estratégias para oprimir as/os defensoras/es das pautas progressistas. O retrocesso político e social tem resultado em ameaças contra a liberdade de cátedra ou opressões de gênero (machismo, sexismo, misoginia, LGBTfobia), religiosa, étnico-racial, assédio moral ou sexual.
Canal de denúncia de opressões
Em defesa da categoria, a Coordenação da ADUNEB acaba de criar mais um canal de escuta e acolhimento. Professor/a da UNEB, se você sofre, no exercício da sua função dentro da universidade, algumas das ameaças ou agressões citadas acima, envie e-mail para o endereço denuncie@aduneb.com.br . O sindicato garantirá o sigilo das informações.
Cartilha sobre liberdade de cátedra
Outra ação da ADUNEB é divulgar amplamente a cartilha, produzida pelo sindicato, com orientações jurídicas que poderão garantir a liberdade de cátedra aos docentes (leia a cartilha no anexo). Por meio de redes sociais, grupos conservadores têm incentivado a denúncia de docentes que manifestam-se contra o Governo Federal. Assim como no período em que tentaram impor o projeto Escola Sem Partido, novamente, tentam amordaçar a categoria.
Redes sociais
Pelas redes sociais, a ADUNEB compartilha informações e ações para ajudar a orientar os/as docentes sobre como agir diante de intimidações. Siga as redes do sindicato e fique por dentro das ações e das notícias relacionadas à categoria.
Não aceite ameaças. Converse com os colegas de departamento e procure a ADUNEB. A união encoraja e faz a diferença!