Respiro no caos: lives musicais da ADUNEB ajudam à saúde mental
Arte, descontração, acolhimento e respiro necessário em meio ao caos. No momento em que o país marca um ano desde o primeiro caso de Covid-19, a ADUNEB, no sábado (27), levou ao ar a 20ª transmissão da live musical “Encantos e Encontros”. A atividade é mais uma das ações do sindicato que, além da defesa dos direitos da categoria docente, tem preocupação com a saúde mental de professoras/es e de todas as pessoas que assistem a live.
Apresentada com leveza pela professora Lilian Marinho, com a participação talentosa dos docentes e músicos Fernando Carvalho, Marcos Viana e suas/seus convidadas/os, a live musical já virou tradição nas noites de sábado, quinzenalmente. Nessa 20ª edição, uma surpresa: a participação ilustre da cantora Glícia França. Ela é semifinalista de um reality show de uma emissora de tv com abrangência nacional. A participação da artista destaca o quanto o horizonte da ADUNEB foi expandido, tornando-o além de espaço de luta sindical, também um local de aconchego a quem necessita.
Nota-se, no Brasil, em relação ao novo coronavírus um bombardeio de fake news, elevadas taxas de contágio, negligência do Governo Federal, segunda onda e escassez de vacinas. Tudo isso, somado ao isolamento social, acarreta efeitos negativos na saúde mental. Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), houve um aumento de 80% no relato de ansiedade, angústia e até depressão entre as/os brasileiras/os durante a quarentena.
Proximidade à categoria
Em abril do ano passado, a ADUNEB lançou novos canais de comunicação para expandir o contato com a comunidade acadêmica. Para além das questões sindicais, colocou-se em pauta o bem-estar e lazer dos docentes. Então, a cada 15 dias, aos sábados, a live “Encantos e Encontros”, tem hora para começar, 18h, mas a hora para acabar é variável. Transmitida pela página do Facebook e pelo canal do Youtube da ADUNEB, o entretenimento inunda os lares de poesia.
A ideia deu certo, docentes, familiares e seus amigos foram tornando espectadores e participantes assíduos. A cada transmissão, inúmeras pessoas marcam presença, comentam, curtem e compartilham. A Edição de Ano Novo, maneira encontrada para marcar a chegada de 2021 de forma segura e lúdica, alcançou a marca de 1.816 visualizações simultâneas.
Agora, atendendo a pedidos do público veio a boa notícia. Podem marcar na agenda, os encontros que tanto encantam continuarão a ocorrer com a nova coordenação da ADUNEB, gestão 2021/2023. A próxima edição será em 13 de março, venha você também fazer parte desse momento de resistência e valorização da cultura.