Seguir renovando: Coordenação Executiva e Conselho Fiscal da ADUNEB tomam posse
A solenidade de posse da Coordenação Executiva e do Conselho Fiscal da ADUNEB, para o biênio 2021 / 2023, ocorreu nesta quarta-feira (24). A atividade foi prestigiada pela categoria e por inúmeras representações sindicais e de outras organizações políticas e sociais. A ampla participação ratifica o poder de articulação da renovada ADUNEB, um processo iniciado na última gestão e que terá sequência nos próximos anos.
A solenidade foi aberta pela Comissão Eleitoral Central (CEC), composta pelas professoras Ana Margarete Gomes, Márcia Virgínia Bomfim e Maria de Fátima Frazão. Elas ressaltaram a ampla participação das/os filiadas/os ao pleito. Em um universo total de 991 eleitoras/es aptos a votar, 674 participaram do processo eleitoral, o que corresponde a 74% das/os docentes filiadas/os.
A professora Ronalda Barreto, que permanecerá à frente da coordenação geral neste próximo biênio, iniciou com uma análise da conjuntura nacional. A professora abordou os vários fatores que contribuem para que o momento seja um dos mais difíceis da história. Entre outros pontos, o país enfrenta o retrocesso obscurantista, as perdas de direitos trabalhistas e sociais, os ataques às pautas identitárias, avanço do fascismo, aumento da desigualdade social e o genocídio da população. A coordenadora da ADUNEB alertou sobre o desmonte do Estado, que visa aprofundar o projeto neoliberal por meio das reformas trabalhista, administrativa, política e da previdência.
No âmbito das universidades estaduais da Bahia, Ronalda Barreto criticou a retirada de direitos da categoria docente, realizada pelo governo estadual. Reafirmou a universidade como espaço autônomo e independente do interesse de partidos, de governos ou do mercado. Em defesa da educação pública superior e dos direitos dos servidores públicos, conclamou a unidade da categoria. “Manteremos o acolhimento a todxs, estruturando a luta a partir das decisões coletivas e, assim, reafirmando um sindicato amplo, democrático, inclusivo, representativo e dialógico. Conclamamos todas e todos para, junto conosco, estabelecer a unidade em defesa dos direitos, do salário, contra os retrocessos do governo Rui Costa, em defesa da democracia, da educação, da saúde, contra o fascismo e o governo Bolsonaro”, destacou a coordenadora da ADUNEB.
A unidade do Movimento Docente, dos movimentos sindicais e outras forças políticas, na defesa das pautas que os unifiquem, foi uma constante nas falas durante a solenidade. O coordenador do Fórum das ADS, Arturo Samana, relembrou os momentos difíceis em que as quatro Associações Docentes que compõem o Fórum (ADUNEB, ADUSC, ADUFS E ADUSB), estiveram juntas na greve de 2019. Unidas, defenderam a categoria mesmo em momentos sob a ameaça de violência policial. “O Fórum das ADs é uma amostra de que a unidade é possível”, afirmou.
Propondo a renovação na maneira de fazer política sindical, mas, ao mesmo tempo, valorizando as personagens e as lutas históricas do Movimento Docente, uma das convidadas foi a professora da UFBA, Celi Taffarel. Ela também defendeu a união da categoria. “O nosso inimigo é o protofascista, é o bonapartista, Jair Bolsonaro, e tudo que o sustenta”. Como bandeiras que unificam, Celi Taffarel citou a luta pela vacinação para todas/os pelo SUS, testagem em massa para Covid-19 à população, quebra das patentes das vacinas, defesa do auxílio emergencial e o fora governo Bolsonaro. “Nós não somos poucos, saibamos construir a unidade na luta!”, encerrou a docente.
Entidades e representações políticas que prestigiaram a solenidade de posse:
Aladilce Souza (dir. SINDSAUDE, repres. Coord. Comitê Vacina no SUS Já e ex-vereadora)
Ana Lúcia Góes (vice-presid. APUB)
Arturo Samana (coord. Fórum das ADs e repres. ADUSC)
Augusto Vasconcelos (Presid. Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador PCdoB em Salvador)
Celi Taffarel (coord. Fórum Renova ANDES)
Domingos Sávio Garcia (presid. ADUNEMAT)
Ivanilda de Brito (presid. SindSaúde)
Leila Santana (repres. Movimento dos Pequenos Agricultores)
Leninha Oliveira (presid. CUT BA)
Luís Antonio Pasquetti (UNB, ex-presid. ADUNB)
Marcos Tavares (repres. Regional RN III – ANDES-SN e ADUSB)
Milton Pinheiro (1º vice-presid. do ANDES-SN)
Nicole Pontes (presid. ADUFERPE)
Rui Oliveira (presid. APLB)
Vagner Oliveira (coord. MST Oeste)
Walter Takemoto (coord. Coletivo Esquerda Unida)