ADUNEB participou do GT que elaborou instruções normativas para semestre especial da UNEB
A UNEB divulgou uma instrução normativa, nesta quarta-feira (3), referente às atividades acadêmicas remotas para ensino de graduação, pós-graduação, de pesquisa e de extensão, em semestre especial (leia no anexo). A norma foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído pelas portarias 380/2020 e 392/2020, que teve a participação do sindicato por meio da professora Márcia Virgínia Pinto Bomfim – Coordenadora de Formação Político-Sindical e Relações Intersindicais.
Para a construção da instrução normativa, o GT tomou como uma das referências a pauta de reivindicações construída pelo Movimento Docente (MD) apresentada pela ADUNEB ao CONSU, sobre o trabalho em casa com mediação tecnológica. O documento foi entregue ao Conselho Universitário na reunião de 30 de setembro do ano passado ( leia mais ). Ele é o resultado dos esforços da ADUNEB e do conjunto do Movimento Docente para repensar as atividades acadêmicas neste momento de excepcionalidade. O foco foi a garantia da qualidade e as condições de trabalho para a saúde e a segurança da comunidade acadêmica. A pauta foi construída a partir de inúmeras reuniões virtuais do projeto ADUNEB em Casa ( leia mais ).
Devido à correlação de forças no interior do GT, parte das reivindicações do MD não integraram a instrução normativa, mas alguns pontos, a exemplo dos relacionados à codocência e cargas horárias síncronas e assíncronas foram contempladas. Em reuniões no GT foi reafirmado, pela representante da ADUNEB, a necessidade da formação dos docentes, de apoio técnico e plano de conectividade que inclua toda comunidade acadêmica. Também foi destacado a importância de se conhecer os dados oficiais estruturantes levantados pelo questionário “Nós por nós” e, ainda, o ressarcimento dos custos operacionais do trabalho em casa realizado pelos docentes. Embora parte das reivindicações não tenha sido considerada, a coordenadora do sindicato, Márcia Bomfim, ressalta que o diálogo foi pautado nas expectativas que a categoria, com ampla participação, manifestou nas reuniões realizadas pelo programa ADUNEB em Casa.
Outra importante colaboração do sindicato para pensar a universidade, nesse momento de pandemia, foi a proposta de elaboração de um amplo diagnóstico sobre a universidade ( leia mais ), construído com o Fórum de Diretores. Ainda que o resultado final tenha ficado abaixo do almejado pelo Movimento Docente, alguns dados permitiram que a UNEB discutisse a viabilidade das atividades acadêmicas remotas e como poderiam ser implantadas.