Assembleia docente aprova prorrogação do mandato da Coordenação e Conselho Fiscal da ADUNEB
A categoria docente da UNEB deliberou, em assembleia geral, a prorrogação do mandato da Coordenação Executiva e Conselho Fiscal do sindicato por mais três meses. A atividade aconteceu por mediação remota, nesta segunda-feira (23), e teve a participação de 118 professoras/es. A prorrogação foi necessária devido a problemas relacionados à pandemia de COVID-19, à realização das eleições municipais e do ANDES-SN, que implicou em ausência de tempo hábil para a realização das eleições.
O conjunto da categoria também deliberou pela realização de mais uma assembleia nesta sexta-feira (27), com primeira chamada às 13h30, e a segunda às 14h. Em pauta estarão as estratégias jurídicas e jurídico-políticas para o enfrentamento aos atos arbitrários da gestão central da UNEB e do Governo do Estado. A coordenação da ADUNEB conclama professoras/es para participar e debater os temas de interesse da categoria. A mesma assembleia também escolherá a/o delegada/o e observadoras/es da ADUNEB para o próximo CONAD extraordinário do ANDES-SN, que será realizado no mês de dezembro.
Outra assembleia será realizada em dezembro, com data a definir, e tratará do tema das eleições.
Dedicação Exclusiva e aposentadoria
Durante a assembleia, a coordenação da ADUNEB informou que, na última sexta-feira (20), a PGDP encaminhou ao sindicato as cópias dos processos de mudança de regime de trabalho que estão contingenciados na SAEB. A aquisição dos documentos por parte da ADUNEB veio após uma longa batalha jurídica em que o sindicato teve que entrar com mandato de segurança e posterior petição judicial, pois o Governo do Estado negava o fornecimento dos documentos. Leia aqui mais sobre o assunto. Esse será um dos temas abordados na assembleia da sexta-feira (27).
Ainda segundo a coordenação da ADUNEB, a PGDP afirmou que estará descongestionando a fila de aposentadorias das/os docentes que aguardam na fila de espera.
Bolsa PAC
A ADUNEB informou também sobre o fluxo da regulamentação da Bolsa PAC, cuja minuta, por decisão do CONSU, em 24 junho, foi encaminhada para a discussão nos Colegiados. A orientação da coordenação do sindicato é que as contribuições das/os docentes sejam feitas com celeridade para que possam ser compiladas e, assim, estar na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário. Várias/os professoras/es aguardam a regulamentação para pleitear o auxílio.