Notícias

Nota de apoio ao professor Cláudio Carvalho (Uesb) ameaçado em sua liberdade de expressão e cátedra



 A ADUNEB vem a público manifestar total apoio ao professor Cláudio Oliveira de Carvalho, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UESB. Na sexta-feira (20), uma representação do prefeito de Vitória da Conquista e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB), solicitou, na justiça eleitoral, a censura das redes sociais do professor Cláudio. A alegação é uma suposta crítica indevida contra o político em questão feita nas atividades acadêmicas do docente pelas redes sociais.

A ação na justiça, em um primeiro momento, foi indeferida pelo juiz eleitoral Cláudio Augusto Daltro de Freitas, que deu um prazo até o domingo (22) para que o docente fizesse sua defesa, a qual foi cumprida dentro do prazo. Agora, as partes aguardam a decisão final da justiça eleitoral, que deverá sair nesta terça ou quarta-feira (25). 
 
O professor Cláudio é pesquisador e docente titular da área de Direito Urbanístico. Assim, além da teoria, utiliza dados e exemplos da realidade concreta para debater e melhor formar criticamente estudantes. A ação movida por Herzem Gusmão tem como foco o desprezo à democracia e o ataque à liberdade de cátedra e de expressão, tanto do docente quanto de suas alunas e alunos nas redes sociais. 
 
Em uma conjuntura de avanço do conservadorismo, de tantas ameaças à democracia, de obscurantismo e negação da universidade enquanto berço da ciência e produtora de conhecimento, a ADUNEB repudia veementemente a postura de Herzem Gusmão. A liberdade de expressão e de cátedra são valores fundamentais em nossa sociedade e é tarefa de todas e todos nós a garantia desses direitos. 
 
Toda solidariedade ao professor Cláudio Carvalho! 
Censura nunca mais!

Coordenação ADUNEB