Notícias

Eleições ANDES-SN: em disputa equilibrada, as eleições foram realizadas com mediação tecnológica



 A eleição para a diretoria nacional do ANDES-SN foi realizada entre os dias 03 e 06 de novembro, de forma telepresencial. Para conseguir votar a/o docente precisava entrar no sistema para se identificar e, após, recebia o link de votação por e-mail ou SMS.

A coordenação da ADUNEB parabeniza a categoria docente pela participação no pleito. As/os professoras/es responderam ao chamado da ADUNEB e, na medida do possível, compareceram às urnas, mesmo com o formato que limitou a participação, em razão da dificuldade em votar. A queixa principal foi o complexo sistema adotado no qual, entre outras questões, a/o votante precisava baixar uma plataforma em seu computador ou celular. O voto telepresencial necessitou de condições materiais e conhecimentos tecnológicos que nem todas/os as/os docentes possuem. O fato gerou a exclusão digital de muitas/os professoras/es que tinham o direito ao voto e foram indiretamente impossibilitadas/os de exercê-lo.  

A eleição foi uma disputa equilibrada em que a Chapa 1 – Unidade Para Lutar foi a vencedora para a diretoria nacional do ANDES-SN, gestão 2020 / 2022, entretanto, a chapa 2 - Renova Andes foi vitoriosa na UNEB. No plano nacional foram 7.086 votos a favor da Chapa 1 e 5.658 votos a favor da Chapa 2 - Renova Andes, tendo ainda 112 nulos e brancos. Infelizmente, o índice de participação foi muito baixo, com cerca de 16% dos filiados no país.  Ou seja, aproximadamente 84% dos cerca de 70 mil filiados ao Andes não votaram.
 
A ADUNEB saúda as/os novas/os dirigentes nacionais do ANDES-SN e deseja que estejam à altura da complexa conjuntura histórica no qual o Sindicato Nacional e o país estão inseridos. A Luta contra os retrocessos trabalhistas, políticos e sociais, imposta pelos governos de Bolsonaro e pelos estados, necessita de maior disposição para a construção coletiva, a união de todas as forças políticas progressistas. 

Contra o obscurantismo e a favor da categoria docente, da educação pública de qualidade e na defesa da classe trabalhadora, a Coordenação Executiva do sindicato conclama professoras/es para a construção de uma ADUNEB ampla, acolhedora, que respeita as divergências e deseja representar todas, todes e todos.