Duplicidade de contribuição sindical: após erro, SAEB fará ressarcimento em folha complementar
Após o questionamento da coordenação da ADUNEB à SAEB, sobre o desconto em duplicidade, irregular, da contribuição sindical realizado neste mês, a secretaria de governo informou que fará o ressarcimento em folha complementar. A data prevista é o dia 06 de outubro. A informação foi do Superintendente de Recursos Humanos da SAEB, Adriano Tambone.
A categoria docente da UNEB, assim como outros setores do funcionalismo público estadual, foi surpreendida e, mais uma vez, prejudicada pela SAEB. No último dia 26, os contracheques das/os servidoras/es acusaram a duplicidade de pagamento da contribuição sindical. Segundo a direção do sindicato, assim que obteve conhecimento sobre o fato, passou a questionar a Secretaria de Administração Estadual e reivindicar o ressarcimento.
O desconto em duplicidade causou muita inquietação e críticas da categoria docente que, ano após ano, tem seus salários achatados por falta de aumento e a corrosão da inflação. O último aumento linear, ou seja, aumento real acima da inflação foi conquistado por professoras e professores em 2013. Além disso, o pagamento da reposição da inflação no ano anterior não acontece desde 2015.
Para a coordenação da ADUNEB, a duplicidade na contribuição sindical novamente evidencia os inúmeros problemas causados pelo sistema RH Bahia. Desde sua implantação, no início do ano passado, o sindicato faz a denúncia sobre a questão e atua na defesa da categoria. De acordo com o Movimento Docente, RH Bahia e SEI foram criados com intencionalidade política: são sistemas eletrônicos adotados pelo governo Rui Costa para interferir na autonomia de gestão das universidades estaduais e demais segmentos do serviço público. E para piorar, o RH Bahia, um sistema importado de empresas privadas estrangeiras, não está programado para gerir as especificidades das universidades públicas estaduais. O fato foi confessado ao Fórum das ADs pelos próprios gestores do RH Bahia, em reunião no ano passado, durante a greve das universidades estaduais baianas.