Assembleia docente debate a regulamentação do trabalho em casa com mediação tecnológica
Docentes da UNEB, reunidas/os em assembleia geral virtual, debateram sobre a regulamentação do trabalho em casa com mediação tecnológica. Na atividade, realizada na terça-feira (22), a categoria aprovou uma pauta de reivindicações se o diagnóstico apontar para a retomada das atividades de ensino na graduação remotamente. Ao todo, 248 professoras/es estiveram na assembleia virtual.
A coordenação da ADUNEB iniciou a assembleia apresentando à categoria uma proposta de pauta de reivindicações. O documento foi resultante da escuta de docentes de 17 Departamentos por meio do Programa "ADUNEB em Casa". Após a discussão na assembleia, o texto recebeu novas contribuições. Agora, o documento será apresentado pelo Movimento Docente na próxima reunião do Conselho Universitário.
A pauta de reivindicações foi composta por quatro eixos temáticos: 1) a utilização de plataforma, com softwares livres, gratuitos, que garantam segurança e proteção de dados; 2) condições materiais e tecnológicas que permitam o trabalho em casa sem onerar e comprometer a saúde das trabalhadoras/es; 3) capacitação tecnológica e pedagógica; 4) estabelecimento de jornada e horário de trabalho. A pauta completa será amplamente divulgada pela ADUNEB, em breve.
Desrespeito à democracia da UNEB
A assembleia docente deliberou pela elaboração de uma nota de repúdio ao processo desencadeado pela Pró-Reitoria de Graduação, ao encaminhar as discussões no CONSEPE relacionadas às atividades de ensino na graduação, neste momento de pandemia e isolamento social.
Na última reunião da Câmara de Ensino do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada neste mês de setembro, a PROGRAD apresentou uma minuta denominada Plano de Oferta Extraordinário para o Ensino de Graduação. Para os docentes presentes na assembleia, o documento fere os processos democráticos da UNEB e desrespeita o documento referencial aprovado no CONSU. Em reunião do Conselho, nos dias 29 e 30 de julho, a instância máxima deliberativa da UNEB havia aprovado o diagnóstico como etapa preliminar ao planejamento relacionado à atividade pedagógica remota.