A postura ditatorial do governo Rui Costa ataca o Colégio Estadual Raphael Serravalle
Estudantes do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado em Salvador, no último dia 20, enviaram à imprensa uma carta de denúncia contra o Governador Rui Costa e o Secretário de Educação Jerônimo Rodrigues. Segundo as informações, toda a gestão do colégio foi exonerada sem nenhuma explicação ou qualquer diálogo com o colegiado escolar e demais representantes da instituição de ensino.
Ainda de acordo com a denúncia, toda a gestão exonerada havia sido eleita pela comunidade escolar. Graças à mobilização e as manifestações da comunidade, na sexta-feira (18), uma comissão foi chamada para comparecer à Secretaria da Educação. Porém, não foi recebida pelo secretário Jerônimo, mas por uma assistente que nada ajudou a resolver a questão. A denúncia informa ainda que a “direção interventora” tem agido de maneira “grosseira com nossos funcionários e desfazendo o trabalho sério que nossos gestores e professores fazem”.
Em defesa dos processos democráticos, do respeito à comunidade escolar e da eleição que havia escolhido os gestores exonerados do Colégio Raphael Serravalle, a ADUNEB repudia as atitudes adotadas pelo governador Rui Costa e pelo secretário Jerônimo Rodrigues. Estamos inseridas/os em uma conjuntura nacional de retrocessos no âmbito educacional, social e democrático, causadas pela política do governo federal de extrema direita de Jair Bolsonaro. Diante desse cenário, o mínimo que se espera de um governo estadual, eleito pelo povo e por um partido alicerçado nas bases da classe trabalhadora, é o respeito à democracia e ao diálogo com a comunidade.
No decorrer de seu mandato, o governador da Bahia já evidenciou várias vezes o pouco apreço aos processos democráticos, sobretudo os relacionados à educação pública. Em janeiro deste ano, mesmo com o clamor contrário de centenas de estudantes, decretou o fechamento do Colégio Odorico Tavares. Localizado no Corredor da Vitória, o local com 5 mil m² pertence à zona mais nobre da cidade e será leiloada à especulação imobiliária. Estima-se que o m² na região seja de R$ 15 mil.
O desrespeito do governador atinge também as instituições, a exemplo das universidades estaduais da Bahia. É importante ressaltar que, hoje, a postura ditatorial do governador desrespeita, também, o poder judiciário. A ADUNEB obteve na justiça autorização de acesso às cópias dos processos coletivos das/os professoras/es que reivindicam, da UNEB e das secretarias de governo, a alteração de regime de trabalho. Porém, de maneira autoritária, o governo Rui Costa ainda nega os documentos (leia mais). O caso é um flagrante desrespeito à justiça e à autonomia das nossas universidades estaduais.
Coordenação ADUNEB