Diagnóstico: Importante para todas/os que fazem a UNEB
A UNEB iniciou a divulgação, na quinta-feira (20), dos questionários que servirão como base para a construção de um diagnóstico da universidade. A “Pesquisa UNEB 2020: Nós por Nós” é uma etapa preliminar que irá subsidiar decisões sobre o futuro da universidade frente à pandemia. O diagnóstico levantará dados sobre aspectos sociais e econômicos; qualidade de vida e saúde; informações logísticas, tecnológicas e instrumentais; letramento digital, aspectos políticos, propositivos, processuais e de adequação estrutural dos três segmentos da universidade.
Inicialmente, apenas o questionário direcionado aos estudantes foi disponibilizado (veja aqui). A previsão da comissão da UNEB que organiza o trabalho é que os questionários destinados às/os docentes e às/os técnicas/os administrativas/os serão aplicados a partir da próxima terça-feira (25). Assim que forem disponibilizados pela UNEB, a ADUNEB também encaminhará à categoria para contribuir com a construção do diagnóstico.
O processo de debate sobre a necessidade de implantação do diagnóstico teve intensa participação da ADUNEB e é analisado pela coordenação do sindicato como uma vitória da democracia interna participativa da UNEB. Desde o início das discussões sobre a possibilidade de implantação do ensino remoto, a ADUNEB defendeu com afinco o diagnóstico como etapa preliminar e condição para estabelecer medidas que preservem a saúde e a segurança no trabalho, forneçam as condições materiais e tecnológicas para os três segmentos universitários.
No intuito de mobilizar a categoria e ampliar as discussões, por meio do programa ADUNEB em Casa, o sindicato divulgou uma campanha nas redes sociais, fez 14 reuniões virtuais com professoras/es de departamentos da universidade (leia aqui), além de duas plenárias docentes (leia aqui) e uma reunião com o Fórum de Diretores (leia aqui). Outro fator importante foi o diálogo e o alinhamento de ações com o SINTEST e o DCE.
Para que o diagnóstico seja realmente amplo e efetivo, a ADUNEB conclama a categoria docente para responder o questionário e divulgá-lo o máximo possível às/os colegas de departamento e de colegiado. Também incentivar a participação de estudantes e técnicas/os administrativas/os. A necessidade de vasta participação de toda a comunidade acadêmica explica-se devido às especificidades e diversidades da multicampia da UNEB. A preocupação é não excluir ninguém do possível processo de implantação de ensino por mediação tecnológica. Participe!