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CONSU aprova orientações referentes a questões administrativas e de gestão de pessoas



 Em nova reunião extraordinária o Conselho Universitário da UNEB (CONSU), com a participação da ADUNEB, discutiu e aprovou as orientações gerais referentes a aspectos administrativos e de gestão de pessoas durante e após o isolamento social. A extensa e produtiva reunião, realizada nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), teve como parâmetro o documento produzido por uma das comissões constituídas a partir da Resolução 1.412/2020. Na semana passada, o CONSU já havia deliberado sobre as orientações voltadas às atividades acadêmicas (leia mais), que aprovou o diagnóstico da UNEB como etapa preliminar à possibilidade de ensino remoto.

A coordenação da ADUNEB avaliou como positivas as duas reuniões do CONSU. Embora existam lacunas, foram deliberados os documentos possíveis tendo como base o processo democrático de ampla discussão na comunidade acadêmica. Várias das principais posições defendidas pelo Movimento Docente foram contempladas nos textos aprovados. 

Na reunião do CONSU, em 24 de junho, a coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, defendeu de maneira aguerrida que os documentos, antes de serem analisados pelo Conselho, deveriam ser discutidos amplamente nos departamentos, colegiados, ADUNEB, SINTEST e DCE. Fato que ocorreu, trazendo maior legitimidade ao procedimento e ampliando a democracia nos processos decisórios da universidade.

Trabalho remoto

Tendo como princípio fundamental o cuidado com a vida humana, a primeira deliberação do CONSU referente aos aspectos administrativos e de gestão de pessoas foi a manutenção do trabalho remoto na UNEB enquanto durar a pandemia causada pela COVID-19. O texto aprovado está em consonância com a resolução 14206/2020 do próprio Conselho Universitário. 

Foi aprovada, também, a criação de uma política emergencial de apoio ao trabalho remoto. O objetivo é auxiliar o/a servidor/a a desenvolver com eficiência suas rotinas administrativas e pedagógicas sem prejuízos financeiros pessoais, a exemplo de gastos com energia elétrica e aparelhos eletrônicos. Além disso, serão garantidos cursos de formação e capacitação para o uso das tecnologias necessárias a todas/os as/os docentes, estudantes e técnicas/os administrativas/os.

Orientações

Inúmeras medidas de proteção, segurança e higiene foram deliberadas como orientações gerais para o trabalho durante e após a pandemia. Entre elas estão a garantia de máscaras, luvas protetoras, protetores faciais, álcool em gel, medidores de temperatura, controle do acesso externo aos campi, reorganização dos ambientes com respeito ao distanciamento e ventilação natural em todos os locais possíveis. Também foi recomendada a implantação e intensificação de campanhas educativas sobre medidas de segurança e higiene.

A fiscalização e o acompanhamento dos protocolos serão de responsabilidade de um Comitê Central que terá em sua composição especialistas em biossegurança e representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica. Em consideração à multicampia, também foi recomendada a formação de comissões locais, que serão vinculadas ao comitê central e terá a função de orientá-las e capacitá-las. Para o êxito do planejamento necessário se faz a contratação de profissionais ligados à área de biossegurança.

Agora, os dois documentos referendados pelo CONSU serão compatibilizados em um único documento e amplamente divulgados à comunidade acadêmica da UNEB. A coordenação da ADUNEB ressalta ainda que se trata de documentos referenciais, portanto, a luta para que as medidas sejam concretizadas far-se-á no cotidiano da vida universitária e necessitará do envolvimento das/dos servidoras/es docentes, técnicas/os e das/os estudantes.