Notícias

Renovação de contratos: docentes substitutos e ADUNEB realizam reunião com a PGDP



 O Grupo de Trabalho dos Docentes Substitutos da ADUNEB, coordenadoras do sindicato e a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB realizam reunião virtual nesta quarta-feira (06). Em pauta estavam os problemas enfrentados pelas/os professoras/es substitutas/os relacionados à renovação de contratos com a universidade. 

A reunião, considerada positiva pela ADUNEB, foi mais um fruto da mobilização dos docentes substitutos, com o apoio do sindicato, pela garantia de seus postos de trabalho. No final da semana passada, a questão também foi um dos itens da pauta da reunião do Conselho Universitário. O assunto foi repercutido no podcast do sindicato desta semana (ouça aqui)

O primeiro ponto da reunião com a PGDP foi sobre as/os docentes exoneradas/os devido aos contratos vencidos. Segundo a Pró-Reitora, Lilian Encarnação, todos os 53 professores/as impactados pelo problema acabaram de ser recontratados por meio de um processo coletivo. 

Outro tema abordado pelas/os docentes foi a necessidade de celeridade, por parte da PGDP, na renovação dos contratos com vencimento nos meses de junho, julho e agosto. O receio da categoria é que a demora ocasione a exoneração de mais professoras/es. Sobre esse ponto, Lilian Encarnação afirmou que os processos estão na Superintendência de Seleção e também serão renovados. Porém, parte dos contratos estão parados devido à prioridade ser as renovações dos processos de junho, pois seriam os próximos a vencerem. Ainda de acordo com a PGDP, atualmente 196 contratos encontram-se na Pró-Reitoria. Desses, 117 já tiveram a renovação autorizada, 63 estão em análise e 16 em diligência, ou seja, retornaram à origem para adequação de documentos e melhor embasamento.

O último ponto da pauta foi sobre quais seriam os critérios utilizados pela PGDP para estabelecer as prioridades de renovação dos contratos. Como prioritários foram apontados os processos a serem renovados em junho e nos meses subsequentes.  Para a questão, a Pró-Reitora ressaltou o problema dos processos incompletos e, também, em análise. Comprometeu-se a enviar à ADUNEB a relação de todos os contratos em tramitação. O sindicato aguarda a documentação e destaca a importância desses profissionais para a UNEB na realização das suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.