ADUNEB orienta docentes a manterem paralisação deste dia 18, mas sem participação em atos públicos
De maneira responsável e visando combater a pandemia de coronavírus (COVID-19), a coordenação da ADUNEB orienta a categoria docente da UNEB a não realizar e nem participar de atos de rua nesta quarta-feira (18). Porém, ressalta que está mantida a paralisação das atividades acadêmicas em todos os campi da universidade. A ação vai ao encontro dos encaminhamentos feitos conjuntamente pelas centrais sindicais, que também desaconselham manifestações de rua, mas reafirmam a necessidade de fortalecer os protestos e paralisações em todo o país.
Em reunião em Brasília, neste último final de semana, a ADUNEB e as demais associações docentes dos setores das estaduais e das federais do ANDES-SN, reafirmaram a importância da Greve Geral. Neste 18 de março serão denunciadas as políticas neoliberais do governo Bolsonaro e também dos governos estaduais que atacam a democracia, praticam o desmonte dos serviços públicos, da educação de qualidade e retiram direitos trabalhistas e sociais. Na citada reunião da capital federal, a ADUNEB foi representada pela coordenadora jurídica do sindicado, Ana Margarete Gomes.
A direção da ADUNEB conclama toda a comunidade acadêmica para, também, somar esforços na cobrança para que executivo, legislativo e judiciário, federal e estadual, adotem rápidas medidas que visem o aumento de recursos orçamentários ao SUS. Entre essas ações, a imediata suspensão da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou o orçamento da União por 20 anos.