ADUNEB participa de homenagem aos 30 anos do SINTEST
A ADUNEB participou da audiência comemorativa aos 30 anos de SINTEST, que aconteceu no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (10). Convidada para representar a categoria docente da UNEB, a coordenadora geral do sindicato, Ronalda Barreto, integrou a mesa da solenidade. A sessão especial foi solicitada pelo vereador Marcos Mendes (PSOL). Também participaram da atividade representações de vários sindicatos, de centrais sindicais, da comunidade acadêmica da UNEB, UEFS, UESC e vereadoras/es da Casa de Leis.
Várias falas da solenidade, além de elogiar a história de luta do SINTEST em defesa das/os servidoras/es técnicas/os, ressaltaram criticamente a postura autoritária do governo do estado em questões relacionadas à carreira e direitos trabalhistas. A recém-aprovada reforma da Previdência estadual, momento em que até a tropa de choque foi usada na aprovação da lei, foi um dos exemplos relembrados para demonstrar o autoritarismo de Rui Costa. A nova norma imposta retirou direitos e prejudicou a aposentadoria de mais de 260 mil servidores públicos.
Fala da coordenadora da ADUNEB, Ronalda Barreto
A conjuntura política do país, de retrocessos e avanço da extrema direita, também foi citada. Diante do cenário atual em que servidoras/es públicas/os são os principais alvos dos governos federal e estadual, SINTEST, ADUNEB e demais sindicatos do funcionalismo possuem um papel na resistência e protagonismo.
A ADUNEB novamente saúda o SINTEST pelas suas três décadas de história e combatividade.