Moção de solidariedade à professora Sara Fernández
A ADUNEB manifesta solidariedade à professora da Universidade de Antioquia, na Colômbia, Sara Yaneth Fernández Moreno. Ela foi esfaqueada dentro de sua residência por um homem ainda não identificado, na madrugada desta quarta-feira (04). Segundo fontes locais, existe a suspeita de crime político. Sara é secretária do conselho de administração da Associação de Professores da Universidade de Antioquia.
Segundo o site jornalístico Semana, da cidade de Medellín, a professora já havia denunciado que tinha sofrido ameaças vindas das Forças de Autodefesa Gaitanista da Colômbia (AGC). No último dia 02, dezenas de panfletos assinados pelo grupo armado apareceram na universidade.
A instituição de ensino superior divulgou um vídeo da professora que está em recuperação no Hospital Universitário e sem correr risco de morte. A docente afirma que o atentado não foi contra ela, mas contra a universidade pública. Ela fez um chamado pela união em prol da educação. “Somos todas e todos a comunidade universitária. Por favor, vamos nos reunir, juntar vontades, vamos nos unir e sermos um". Sara ainda finalizou: "Adoro a universidade. Salvei-me para lutar até o fim, que a universidade seja respeitada, financiada e mantida viva, porque é uma herança de todos".
A ADUNEB soma-se a inúmeras outras vozes que lutam pelas pautas progressistas e reivindica que a apuração do atentado ocorra de maneira célere, com a punição exemplar dos culpados com os rigores da lei. A luta é internacional! Não nos calarão!
Coordenação ADUNEB