Notícias

Nota de solidariedade à família de Jéssica Santos, vítima de feminicídio



 A ADUNEB vem a pública solidarizar-se com a família da mulher, mãe, negra e trabalhadora doméstica, Jéssica Santiago dos Santos, que foi brutalmente estuprada e assassinada, no último dia 16. A vítima, que estava grávida de seis meses, foi esfaqueada pelo neto de sua empregadora.

 Com o primeiro filho no colo, ela ainda conseguiu sair do local do crime e tentar pedir socorro.  

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre os anos de 2017 e 2018, foram registrados 2.357 feminicídios no Brasil, o que corresponde a uma vítima morta por ser mulher a cada oito horas. 

A Diretoria da ADUNEB, formada por sete mulheres, ressalta que a luta contra o machismo, o sexismo, o assédio sexual, o feminicídio, deve ser feita por todas e todos que militam e defendem as pautas progressistas da sociedade. A opressão às mulheres precisa ser vista como uma questão de saúde pública. Urge a necessidade de efetivas políticas públicas, respaldadas por orçamentos compatíveis, oriundos dos governos municipais, estaduais e federal. 

Somente por meio de ações planejadas e unificadas de movimentos sociais, populares, sindicais e outras organizações políticas, que conseguiremos combater a ofensiva, incentivada e levada a cabo pelas frações conservadora da sociedade e do governo federal de extrema-direita.

Coordenação ADUNEB