Nota de Repúdio aos comentários machistas do deputado federal Pastor Sargento Isidório
Filósofa e feminista do século XX, é de Simone de Beauvoir a reflexão: “Homem é definido como um ser humano e a mulher é definida como fêmea. Sempre que ela tenta se comportar como um ser humano ela é acusada de imitar o macho”. De Beauvoir até hoje, a luta Feminista obteve várias conquistas, porém, os conservadores insistem em tentar perpetuar o machismo estrutural.
A coordenação da ADUNEB repudia as declarações machistas do pré-candidato à prefeitura de Salvador, o deputado federal Pastor Sargento Isidório. Na última sexta-feira (29), durante uma fala em público na sua Fundação Dr. Jesus, o mesmo distorceu o conceito de empoderamento feminino e menosprezou a importância da mulher na sociedade, reduzindo-a ao papel de submissão ao marido. A luta feminista e suas históricas conquistas políticas e sociais, a exemplo do voto, do direito às decisões sobre o próprio corpo, da maior visibilidade às suas pautas e avanços a melhores postos de trabalho, não são mais compatíveis com os lamentáveis comentários machistas proferidos pelo deputado.
As agressões se sucedem, na declaração do pastor: “A mulher diz que quer empoderar. Empoderar não é emputerar. Empoderar é ficar maravilhosa, forte, abençoando o marido. Meu filho, fique tranquilo. Você tá desempregado, mas sua gostosa tem dinheiro, ninguém bole com você’. Mas estão ensinando às mulheres a sair no comboio, beber. E aí lá vai ele, com a cabeça enfeitada. Não é isso que a Bíblia manda. A Bíblia manda a mulher ser sábia. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica sua casa”.
A ADUNEB alerta para a importância da intensificação da luta feminista diante do atual momento de avanço do conservadorismo. Não permitiremos nem um passo atrás!
Coordenação ADUNEB