Nota de repúdio pelo assassinato de Seu Vermelho, morador do Quilombo Rio dos Macacos
A ADUNEB manifesta repúdio com a tragédia ocorrida nesta noite de segunda-feira (25) no Quilombo Rio dos Macacos, localizado na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O trabalhador rural, José Izídio Dias, uma das lideranças locais foi encontrado morto em sua casa a golpes de machado. “Seu Vermelho”, como era carinhosamente chamado pelos amigos, foi descoberto por vizinhos que estranharam a porta da residência aberta. Até a conclusão desta nota ainda não havia o conhecimento sobre o autor do assassinato e nem a motivação do crime.
A ADUNEB soma-se a entidades do movimento negro, de movimentos sociais e defensoras dos direitos humanos na cobrança por célere investigação e punição exemplar dos culpados.
A coordenadora da ADUNEB, Lilian Marinho, esteve no Quilombo Rio dos Macacos, em maio de 2018. Segundo a professora, no local o que sobra em resistência, união e luta pelo território por parte dos quilombolas, falta em apoio dos órgãos públicos em infraestrutura, iluminação, segurança, saúde, saneamento básico e estrutura em vias de acesso.
A resistência das/dos quilombolas da região pelo direito à moradia e por suas terras é histórica. Há mais de 50 anos a comunidade de Rio dos Macacos, que já residia na região antes da instalação da Vila Naval, tem conflito com a Marinha do Brasil.
Coordenação ADUNEB