Movimento Docente irá dialogar com parlamentares sobre o andamento das negociações pós-greve
A ADUNEB convoca professoras/es para comparecerem à Assembleia Legislativa da Bahia, às 9h, desta próxima quarta-feira (06), em Salvador. Na ocasião, as/os representantes da categoria docente irão dialogar com parlamentares sobre as dificuldades no andamento das negociações com o governo. Entre os assuntos da pauta estarão a demora nas publicações das promoções docentes e a implantação das Dedicações Exclusivas. Também fará parte da pauta os problemas causados pelos erros da gestão do sistema R.H. Bahia, que têm causado inúmeros transtornos à categoria.
Segundo a coordenadora da ADUNEB, Ronalda Barreto, a intenção do Movimento Docente é sensibilizar os parlamentares para atuarem no sentido da garantia dos termos do acordo firmado com o governo. “Com a greve deste ano conquistamos centenas de promoções e a mesa de negociação permanente. O final da greve se deu com esses compromissos. Os secretários de estado afirmavam que a categoria deveria confiar nas negociações que se dariam com o final da greve. A situação, hoje, é de muita lentidão na resolução das nossas justas reivindicações às vésperas de fechamento do orçamento do estado. Precisamos, portanto, de maior rapidez por parte do governo tanto na publicação das promoções quanto na negociação da Dedicação Exclusiva”, afirmou Ronalda.
Lentidão
Nesta quinta-feira (31) o governo adiou a reunião com o Movimento Docente em que seriam abordadas as Dedicações Exclusivas. Na reunião de 10 de outubro foi construída uma proposta que, caso seja aceita pelo governo, poderá garantir a concessão da D.E. para todos os docentes que estão na lista de espera. Até então, a proposta dos representantes do governo era não permitir a D.E. aos docentes que faltassem menos de dez anos para a aposentadoria. Além disso, todas/os as/os professoras/es contemplados com D.E., a partir de agora, deveriam trabalhar 12 horas em sala de aula, ou seja, a universidade perderia a autonomia em determinar mais tempo para os professores dedicarem-se à pesquisa, à extensão e à pós-graduação, quando necessário (leia mais).
Sobre as promoções docentes da UNEB, outra conquista da greve deste ano, foram publicadas no Diário Oficial, no mês de outubro, 104 nomes. Portanto, ainda resta uma lista com 288 homologações. A luta da ADUNEB e das demais entidades que compõem o Fórum das ADs é que as mesmas sejam implementadas ainda no exercício de 2019, conforme acordo firmado com o governo.