Notícias

ADUNEB faz reunião com Reitoria e PGDP sobre promoções docentes e RH Bahia



 Nesta terça-feira (29) e na última quinta-feira (24) a ADUNEB participou de reuniões com gestores da UNEB para dialogar sobre o andamento das promoções docentes e problemas relacionados ao RH Bahia. Neste dia 29 a atividade foi com a Reitoria da universidade, na sala do Reitor, e no dia 24 a reunião ocorreu com a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), na sede do próprio órgão. Além das homologações publicadas neste mês de outubro, a preocupação é que todas as demais, conquistas na greve de 2019, sejam implantadas até o final do ano.
 
Segundo informações da Pró-Reitora da PGDP, Lilian Encarnação, 104 professoras/es terão implantadas suas promoções na folha de pagamento deste mês. Além desses, mais 18 docentes da lista de espera deveriam ter sido incluídos, mas por pendências do RH Bahia serão pagas em novembro. Essas pendências são oriundas de problemas como o número errado de matrícula, a incompatibilidade de atos, que impediu a promoção para docentes em cargos de coordenação de colegiado, remoção, entre outras. A coordenadora da ADUNEB, Lilian Marinho, solicitou que a PGDP tente viabilizar junto à SAEB uma folha complementar para que o pagamento saia antes do final de próximo mês.
 
De acordo com o Reitor da universidade, a expectativa é a publicação total, até o final de ano, das promoções de 374 docentes que aguardavam na fila na UNEB, ao término da greve. Para tratar sobre a agilidade na liberação dos processos, a ADUNEB tenta participar de uma reunião, ainda nesta semana, entre o Secretário Góes e o Reitor José Bites. Na próxima segunda-feira (04) está agendada outra reunião com a Administração Central da universidade para novamente avaliar o andamento da publicação das promoções.
 
Acompanhamento dos processos
 
Preocupada em acompanhar os processos e na tentativa de esclarecer dúvidas da categoria a coordenadora da ADUNEB, Ronalda Barreto, na reunião do dia 24, solicitou os procedimentos, desde o protocolo dos processos pela/o docente até a publicação no Diário Oficial. Entenda:
 
Procedimentos na PGDP, após o professor protocolar o processo
 
Procedimentos no Governo, após PGDP enviar os processos coletivos
 

Problemas resolvidos
 
Por meio das reclamações da ADUNEB e da atuação da PGDP junto à SAEB, alguns dos problemas enfrentados pela categoria docente, oriundos dos erros do RH Bahia, neste ano, foram solucionados. Entre esses estão a correção no pagamento do auxílio-alimentação, com retroativo a janeiro; a possibilidade de programação de férias para docente em afastamento; e o agendamento das licenças sabáticas.
 
Lembretes
 
Férias - A ADUNEB ressalta que a/o docente que o agendamento das férias precisa ser feito com um prazo mínimo de 60 dias de antecedência.
 
Sabática – As/os professoras/es que têm direito à licença sabática devem solicitá-las até dezembro de 2020, caso contrário perderão o benefício.