Notícias

Convocação: docentes farão vigília durante reunião com o governo que definirá a implantação da D.E.



 Após a intensificação da campanha de valorização do trabalho do/a professor/a e da necessidade de implantação da Dedicação Exclusiva (D.E.), como regime de trabalho, a ADUNEB convoca a categoria a participar de uma vigília. A atividade acontecerá durante a reunião do Fórum das ADs com o governo, que terá como pauta a implantação da D.E. ao professor/a. A ação será realizada pelo Movimento Docente das quatro universidades estaduais da Bahia, nesta quarta-feira (11), às 9h, em frente ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Estrada da Muriçoca, sn, em São Marcos, Salvador. 

Para dialogar com a população sobre a importância da universidade à sociedade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, desde o último dia 5, a ADUNEB faz intensas ações. São publicidades em rádios em várias regiões do Estado, em ônibus coletivos de Salvador, outdoor em frente à UNEB, panfletos, e ações nas redes sociais do sindicato. Representantes da ADUNEB também estiveram na marcha do Grito das/os Excluídas/os para conversar com a comunidade e fazer panfletagem. Nesta segunda-feira (09), também aconteceram no Campus I a mesa redonda Previdência na Bahia e o debate Desafios da Universidade Pública.

Segundo a coordenação da ADUNEB, há quatro anos o governo estadual não autoriza a implantação da D.E. aos docentes das universidades estaduais da Bahia. A dedicação exclusiva é aspecto da carreira docente importante para a autonomia universitária e para o caráter público das instituições de ensino superior. Na reunião da mesa permanente de negociação, realizada em 15 de agosto, o Movimento Docente apresentou vários dados à Saeb que demonstraram a importância da D.E.  (leia aqui) à universidade e ao desenvolvimento da Bahia.