Desafios da Universidade Pública será tema de debate na ADUNEB
Diante dos cortes e contingenciamentos orçamentários das universidades públicas, além dos retrocessos políticos e trabalhistas, nesta segunda-feira (09), será realizado no campus I da UNEB o debate "Desafios da Universidade Pública: autonomia e carreira docente". A atividade acontecerá às 18h30, no Auditório Jurandir Oliveira - Departamento de Educação. A mesa terá a participação de Cláudio Lorenzo, professor da UnB e diretor da ADUnB; e João Carlos Salles, Reitor UFBA e presidente da ANDIFES. O evento é uma organização conjunta da ADUNEB, do SINTEST e da Comissão Eleitoral do DCE.
O debate faz parte da agenda da Semana de Valorização da Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho, que irá desta quinta-feira (05) até a próxima quarta-feira (11). O objetivo é demonstrar a importância à universidade da atuação da/o docente que desenvolve ensino, pesquisa e extensão. Leia aqui mais informações.
Cláudio Lorenzo – Doutor em Ética Aplicada às Ciências Clínicas pela Universidade de Sherbrooke, Canadá (2006). Diretor da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Recentemente viralizou na internet uma dura crítica feita por prof. Lorenzo aos cortes orçamentários praticados pelo governo Bolsonaro. O discurso foi na Câmara dos Deputados Federais, em sessão solene em homenagem à Universidade de Brasília (veja aqui).
João Carlos Salles - Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Desde agosto de 2014, é Reitor da UFBA. O professor é atualmente o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Ele tem sido protagonista na luta em defesa na educação pública superior e contra a política educacional privatista do governo federal. Veja aqui a sua participação no programa TVE Entrevista Especial.