ADUNEB faz Semana de Valorização da Dedicação Exclusiva da/do professor/a
Atualizado em 05/09, às 10h12
A ADUNEB fará a partir de amanhã, quinta-feira (05), a Semana de Valorização da Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho. O objetivo é demonstrar a importância à universidade da atuação da/o docente que desenvolve ensino, pesquisa e extensão. A ação também tem a intenção de aumentar a mobilização da categoria e pressionar o governo a conceder a Dedicação Exclusiva (D.E.) as/os professoras/es que estão há quatro anos em fila de espera. A campanha começará nesta quinta-feira (05) e irá até a próxima quarta-feira (11), dia em que acontecerá a reunião da mesa permanente de negociação. A pauta será justamente a concessão da D.E., uma das reivindicações da greve docente deste ano.
Segundo a coordenação da ADUNEB, há quatro anos o governo estadual não autoriza a implantação da D.E. aos docentes das universidades estaduais da Bahia. “A produção do conhecimento exige dedicação. Dedicar-se exclusivamente à universidade pública garante a produção autônoma do conhecimento, sem dependência das empresas e dos governos”, afirmou a coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto.
Nesta quinta-feira (05) a campanha inicia com fixação de faixas, panfletagens e diálogo com a comunidade acadêmica. Paralelamente, ocorrerá a divulgação de publicidade em vários ônibus de Salvador (busdoor) e nas rádios do interior e da capital.
Na segunda-feira (09), no Campus I da UNEB, acontecerão duas atividades. A primeira será a mesa redonda "Previdência na Bahia", às 14h, no auditório do sindicato. A mesa terá a participação da deputada federal, Alice Portugal, e do representante do Sindicato dos Servidores da Fazenda, Edmilson Blohem. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho da ADUNEB de Seguridade Social, Saúde e Aposentados (GTSSSA).
No período da noite será a vez do debate "Desafios da Universidade Pública: autonomia e carreira docente", às 18h30, no Auditório Jurandir Oliveira - Departamento de Educação. A mesa será composta por Claúdio Lorenzo, professor da UnB e diretor da ADUnB; e João Carlos Salles, Reitor UFBA e presidente da Andifes.
O último dia da campanha, quarta-feira (11), será marcado pela reunião entre o Fórum das ADs e o governo do estado. Em pauta a reivindicação docente de homologação de todos os processos de alteração de regime de trabalho retidos pela Secretaria de Administração. Neste dia, as/os docentes das UEBA farão uma vigília em frente ao prédio do Instituto Anísio Teixeira, local em que ocorrerá a reunião.