Lei das promoções docentes é publicada no Diário Oficial
A lei das promoções docentes, uma das conquistas da greve deste ano das/os professoras/es das universidades estaduais da Bahia, foi sancionada pelo governador do estado. A publicação no Diário Oficial aconteceu nesta sexta-feira (30).
A Lei nº 14.112 estabelece o novo quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia. Para a coordenação da ADUNEB, a conquista é o resultado da união e do poder de mobilização da categoria docente. O sindicato ressalta ainda a importância da ação do Comando de Greve, que apostou incansavelmente no exercício do diálogo, sem deixar de ser duro nos momentos que assim foram necessários.
A expectativa do Movimento Docente agora é a publicação, com rapidez, também no Diário Oficial do Estado, da lista com os nomes das/os docentes promovidas/os. A ADUNEB ressalta que, segundo informações da Secretaria de Administração (SAEB), manifestada durante reunião da Mesa Permanente de Negociação, todas as promoções seriam implementadas em um único momento. O sindicato aguarda, portanto, que a implementação se dê de forma breve.
Dedicação Exclusiva
A ADUNEB relembra que a implementação das alterações de regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (D.E.), outra reivindicação da pauta da greve, está sendo discutida com o governo. Os debates acontecem na mesa permanente de negociação, mais uma conquista do Movimento Grevista deste ano.
Em uma reunião marcada para 11 de setembro os representantes do governador darão uma resposta ao Fórum das ADs. A reivindicação é a homologação de todos os nomes da lista. Em 15 de agosto o Movimento Docente apresentou dados ao governo que comprovaram a importância do trabalho de D.E. para o público das universidades estaduais baianas (leia mais).