ADUNEB participa de audiência pública em Conceição do Coité
A importância do trabalho da Uneb para o desenvolvimento territorial da região de Conceição do Coité. Para debater esse tema a coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, nesta quinta-feira (29), participou de uma audiência pública na câmara de vereadores do município.
A professora ressaltou o papel de destaque da Universidade do Estado da Bahia e do Campus XIV no crescimento da Bahia. Além disso, Ronalda Barreto trouxe à discussão o protagonismo da UNEB em defesa da democracia, dos direitos humanos e da igualdade social. Segundo a docente, diante da atual conjuntura de retrocessos políticos e sociais, as universidades públicas precisam tornar-se espaços organizados de resistência contra o conservadorismo e a ignorância da extrema direita. “Temos um papel fundamental na defesa dos valores civilizacionais. A construção do saber, em todas as suas áreas, precisa colocar-se contra a barbárie que nos está sendo imposta, a exemplo dos incêndios criminosos na Amazônia e dos genocídios contra os indígenas e os jovens negros das periferias, bem como o aumento do feminicídio e do LGBTcídio”, afirmou.
O Campus da UNEB de Conceição do Coité recebe estudantes de todo o estado, sobretudo da própria região em que está localizada, conhecida como Território de Identidade do Sisal, no semiárido baiano. Por meio do dia a dia acadêmico, o Campus XIV produz formação, informação, socializa conhecimentos, proporcionar melhores oportunidades de vida as/os estudantes e seus familiares, desenvolve programas de extensão e assistência à comunidade, assim impulsionando o desenvolvimento regional.
Nesse sentido, vale o destaque para a atuação do campus na formação de jovens e adultos e na educação do campo. Em Conceição do Coité está localizado o Centro Acadêmico de Educação do Campo – CAEDCT, que atua em uma rede interna com vários campi localizados em diferentes territórios de identidade do estado.