Notícias

Aduneb marcou presença na reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional do Andes-SN



Representando a Aduneb as professoras Célia Tanajura (Campus I – Salvador) e Márcia Virginia (Campus IX – Barreiras) estiveram presentes na reunião do GTPE em Brasília nos dias 17 e 18 de agosto. A pauta da reunião foi “Future-se ou Fature-se? Os impactos para a universidade brasileira”, com o objetivo de discutir a proposta de criação de Organizações Sociais para administrar as instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, por meio de Projeto de Lei que institui o Future-se. Com a participação da Profa. Eblin Farage da Universidade Federal Fluminense e de Leandro Madureira – Assessor Jurídico do Andes-SN foram apresentados os antecedentes, o contexto que deu origem ao programa e as inconsistências jurídicas e impactos na autonomia das Instituições Federais, no SUS e no Regime Jurídico Único.

Nos encaminhamentos do debate realizado, foi indicado às seções sindicais que aprofundem as discussões sobre o referido programa visando esclarecer a comunidade universitária e a sociedade em geral sobre os riscos da adesão ao Future-se que significa permitir que as Organizações Sociais sejam autorizadas a administrar essas instituições.


A reunião estendeu-se ao domingo (18) e as nossas representantes informaram que na Aduneb estão ocorrendo reuniões para aprofundar a discussão do Future-se e seu impacto nas universidades estaduais da Bahia.