ADUNEB participará da Marcha das Margaridas em Brasília
A ADUNEB apoia e participará da Marcha das Margaridas, a maior ação organizada de mulheres da América Latina. Nos dias 13 e 14 de agosto trabalhadoras do campo, das florestas e das águas se reunirão em Brasília. Unidas reivindicarão pela defesa da democracia e soberania nacional, pelo direito ao trabalho, à terra, à agroecologia, pelos direitos humanos e pela vida das mulheres. Para somar a esse momento histórico, a ADUNEB disponibilizou um ônibus que sairá da Câmara Municipal de Barreiras, com professoras e alunas da UNEB e campesinas locais, neste dia 13, às 21h.
A Marcha das Margaridas acontece desde o ano 2000. Teve origem a partir do assassinato da líder sindical Margarida Alves (agosto de 1983), que defendia a bandeira dos direitos das/os trabalhadoras/es rurais. Ela foi presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande, na Paraíba, sendo uma das primeiras mulheres brasileiras a exercer um cargo de direção sindical. A Marcha é uma ação que busca dar voz e visibilidade à luta contra o machismo, por autonomia, liberdade e igualdade.
Organizada pela CONTAG - Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, a Marcha é realizada em unidade com as centrais sindicais, sindicatos de todo o país, movimentos feministas e outras organizações políticas.