Notícias

ADUNEB discute política de passagens intermunicipais para os docentes da UNEB



 Para avançar no debate sobre a necessidade de uma política de passagens intermunicipais para as/os docentes da UNEB, a coordenação da ADUNEB e professoras/es interessadas/os no tema realizaram reunião nesta quarta-feira (07), no campus de Salvador da universidade. As passagens são importantes aos professores que residem em cidades diferentes dos locais de trabalho e necessitam do auxílio para desenvolverem suas atividades acadêmicas.

 O tema passagem docente será o terceiro item da pauta da mesa permanente de negociação, que vem ocorrendo entre o Fórum das ADs e o governo do Estado. Segundo a coordenação da ADUNEB, na reunião desta quarta-feira foi constituída uma comissão para ampliar as discussões sobre o tema. O objetivo é construir propostas objetivas que contemplem as demandas e especificidades da UNEB e, posteriormente, apresentar o estudo no momento da discussão com o governo.

Um dos encaminhamentos da reunião foi o levantamento de dados sobre as/os docentes que residem em municípios diferentes do local de trabalho e necessitam do auxílio da passagem intermunicipal. Para demonstrar a importância do trabalho desses docentes, a planilha ainda terá informações sobre as atividades acadêmicas desenvolvidas. A pesquisa será coordenada pelas representações do sindicato em cada campi.

De acordo com os presentes na reunião, os dados são importantes para melhor mapear a questão das passagens dentro da UNEB. Além disso, reforça a importância da passagem docente no contexto da multicampia da universidade, que está em 24 cidades do estado da Bahia. Para a ADUNEB, o auxílio passagem precisa ser analisado como um investimento na educação pública de qualidade, em que o custo não pode recair sobre o bolso da/o professor/a. São centenas de docentes de fazem ensino, pesquisa e extensão, proporcionando formação e o desenvolvimento da ciência nas mais longínquas regiões do Estado.