Todas/os em defesa da democracia e da autonomia universitária da UFRB
Em tempos de recrudescimento da onda conservadora, da retirada de direitos trabalhistas e sociais do povo brasileiro e de profundos ataques à democracia e à Constituição, a coordenação da ADUNEB vem a público manifestar solidariedade à Reitora eleita da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora Georgina Gonçalves dos Santos, bem como ao Conselho Universitário daquela instituição.
Desde o término do processo eleitoral, em 14 de março deste ano, a UFRB passa por indefinições relacionadas à posse da nova Reitoria eleita democraticamente pela comunidade acadêmica. O mandato do último reitor foi encerrado em 14 de julho. Em 29 do mesmo mês acaba a gestão interina da vice-reitora.
A ADUNEB ressalta a importância do respeito à democracia e à autonomia universitária da UFRB, assim como em todas as demais universidades públicas do país. As instituições de ensino superior são espaços historicamente conhecidos pelo amplo exercício da democracia, sobretudo no debate de ideias, na socialização do conhecimento, na liberdade de manifestação, de expressão e na formação crítica de estudantes.
Atacar a democracia e a soberania das universidades é o primeiro passo rumo à destruição do conhecimento e a da sabedoria, bens que só à humanidade pertencem. No período militar, iniciado em 1964, coube às universidades e suas comunidades acadêmicas um dos protagonismos na resistência contra os anos de chumbo. Agora, diante do avanço da extrema direita, cabe às instituições de ensino superior o papel de organizar a resistência e de lutar pela garantia de direitos. Ações que se afastem dessa tarefa são cúmplices da barbárie e devem ser veementemente repudiadas e combatidas.
Coordenação ADUNEB