ADUNEB recebe nesta quarta-feira (24) atividade do Julho das Pretas
Nesta quarta-feira (24) o auditório da ADUNEB, no campus da UNEB de Salvador, recebe uma das atividades da agenda da 7ª edição do Julho das Pretas. O seminário “Educadoras na diáspora africana: fé e lei 10.639/03” tem como objetivo sensibilizar os profissionais da área de educação quanto à importância das leis 10.639/03 e 11.645/08. As duas normas incluíram o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos oficiais das redes de ensino pública e particular. A mesa de abertura foi composta por Gicélia Cruz (PPGEDUC/CUXI), Amélia Maraux (Pró-Reitora PROAF), Iris Oliveira (PROAF) e Lilian Marinho (coordenadora da ADUNEB).
Segundo as organizadoras do evento, uma das intenções do seminário é quebrar as barreiras que impedem educadoras/es agnósticos, cristãos e de outras religiões de aplicarem nas escolas as leis que auxiliam na luta contra o racismo. Durante as rodas de conversas serão apresentadas ações e estratégias já utilizadas por professoras em suas práticas cotidianas. A atividade ocorrerá durante todo o dia. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
Marcha Julho das Pretas
A mesa de abertura do evento também ressaltou a importância do 25 de Julho – Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, momento que simboliza a resistência contra o preconceito e o genocídio da população negra. Nesta quinta-feira, em Salvador, acontecerá a Marcha do Julho das Pretas. A concentração será às 13h, na praça da Piedade. A ADUNEB estará presente e conclama a categoria a participar.