Assembleia da ADUNEB debate os problemas do RH Bahia
Na assembleia docente desta sexta-feira (28), no campus I da Uneb, foram discutidos os problemas relacionados ao RH Bahia, sobretudo, os erros e inconsistências do sistema que impactam nos salários das/os professoras/es.
Segundo o relato da assessoria jurídica da ADUNEB durante a assembleia, desde a implantação do sistema no mês de janeiro, inúmeros docentes recorrem ao sindicato com queixas referentes a irregularidades nos contracheques, a exemplo de atraso no pagamento, cortes de férias, de licença maternidade, auxílio-alimentação, terço de férias etc. Desde então, a ADUNEB tem cobrado respostas da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), assim como tentado dialogar com a Secretaria de Administração (Saeb).
No momento a questão tornou-se ainda mais grave. Vários professore/as têm sido prejudicados pelo RH Bahia que não tem pago corretamente os salários cortados no período da greve docente.
Para a coordenação da ADUNEB, mais do que uma falha em um sistema operacional, a questão está inserida em um cenário maior que envolve o ataque do governo do estado à autonomia de gestão e orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). O problema está relacionado à política de desmonte do ensino superior público baiano, portanto, é um problema da gestão do sistema.
Luta conjunta
Os problemas causados pelo RH Bahia impactam também outras categorias do funcionalismo público estadual. Ciente da urgência em resolver a questão, a ADUNEB iniciou o diálogo com outros sindicatos, além das demais universidades estaduais baianas, e tenta construir a luta conjunta e ampla.
Encaminhamentos
Na perspectiva da união de forças contra o RH Bahia, um dos encaminhamentos da assembleia docente foi o agendamento de uma reunião entre os Fóruns das ADs, dos Reitores e dos Técnicos. O objetivo é que juntos solicitem uma abertura de diálogo com a Secretaria da Administração em busca de soluções ao problema.
A assembleia encaminhou solicitar da Reitoria um estudo detalhado sobre os prejuízos que o RH Bahia tem causado à categoria docente. Outra análise que a ADUNEB realizará será sobre a possibilidade de entrar com ação indenizatória diante das perdas impostas aos docentes.
Uma campanha de mídia também será planejada para denunciar à sociedade os constantes problemas do RH Bahia e o impacto disso nos orçamentos familiares das/os professoras/es.