Docentes de Santo Antônio de Jesus participaram de Audiência Pública
Aconteceu na última terça-feira (04/06/2019) a Audiência Pública sobre o Papel das Universidades Públicas em Santo Antônio de Jesus-Ba e Região. Organizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, e sediada no tradicional Colégio Santo Antônio, a cerimônia contou com a presença de sete vereadores e um deputado estadual, que se comprometeu a levar as demandas ali levantadas para reunião com o governador da Bahia no dia seguinte.
A iniciativa de reunir as universidades públicas do município partiu do professor Denilson Lessa (UNEB, DCH-V) e outros professores da UFRB, logo acolhida pelo vereador Uberdan Cardoso, aluno egresso do campus.
.
Estavam presentes na mesa os vereadores Antonio Barreto (Tom), Uberdan Cardoso, Daniel Almeida, Francisco Freire, Francisco Damasceno, Durval Samuel e Altemir Diasa, a secretária de educação do município, Cíntia Souza, aluna egressa da UNEB, o diretor da UNEB, DCH-V, João Evangelista do N. Neto, o Deputado Estadual Rogério Andrade Filho, o Prof. Paulo Gabriel Nacif, o Prof. Davi Romão, o Prof. Sílvio Luiz Soglia (reitor da UFRB), Profa. Flávia Conceição, Profa. Edna Matoso (diretora do IFBA-SAJ), os estudantes e representantes do movimento estudantil da UNEB (DCH-V), Tássio Santana e Anatália Mercês, além de representantes dos técnicos das universidades representadas e vários membros da sociedade civil.
.
A completar, também se manifestaram: a Profa. Djenane Brasil, o prof. Denílson Lessa, os estudante Jefferson Oliveira e Chico Fortaleza, Madalena - APLB, Zenilton Conceição (Sindicato dos Comerciários de SAJ), Cristiano Andrade – CETEP Recôncavo, profa. Georgina Gonçalves, a profa. Flávia Lorena e a bibliotecária Adriana Freitas Sampaio.
.
Houve bastante diálogo e consenso quanto à grande contribuição das universidades públicas para o desenvolvimento local e de todo o recôncavo baiano, região que tanta riqueza gera para o Brasil, mas que, atualmente, vive dias de esquecimento. Destaca-se, de forma bastante consciente, o perfil dos estudantes do Recôncavo, pois grande parte destes(as) alunos(as) pertence a famílias de baixa renda, da zona rural, negros (as), filhos (as) de pais que não tiveram acesso ao ensino fundamental e/ou médio ou, muitas vezes, até em situação de analfabetismo funcional, e que ainda assim conseguiram educar os seus filhos em escolas públicas e, posteriormente, em universidades públicas, gratuitas e de qualidade.
No contexto atual, de crises no mercado de trabalho, na educação, nos direitos e deveres cívicos, e da governabilidade geral, o papel das instituições de ensino público torna-se extremamente fundamental na construção de um Brasil plural, democrático e diverso. A universidade pública, além de educação de qualidade e gratuita, gera emprego através de concursos públicos, renda através de bolsas de estudo para ensino, pesquisa e extensão, estágios remunerados e não remunerados para seus alunos (as), formação de professores e trabalhos de extensão com as comunidades locais, dinamizando a economia e sociedade locais.
Assim, a Audiência Pública gerou um forte sentimento de apoio às instituições públicas de ensino superior que atendem a Santo Antônio de Jesus e região, na certeza de que defender a educação é defender o Recôncavo, a Bahia e o Brasil.
Texto e foto: Ascom Uneb - Campus V