30M: 2º Ato Nacional em Defesa da Educação Pública ocorreu em várias cidades da Bahia
Milhares de estudantes, professoras/es e servidores técnicos, além de simpatizantes e demais defensores da educação pública, na quinta-feira (30), voltaram a ocupar as ruas de inúmeras cidades do país. Em pauta a luta pela retirada dos cortes orçamentários, realizados pelo Governo Bolsonaro, às universidades federais. As/os manifestantes da Uneb, em toda a Bahia, protestaram contra a crise nas instituições estaduais de ensino superior.
Durante as manifestações, professoras/es e estudantes da Universidade do Estado da Bahia denunciaram os problemas que levaram a categoria docente à greve. Foram lembrados o baixo repasse de recursos orçamentários, os constantes contingenciamentos de verbas, o não pagamento da reposição inflacionária dos salários, o desrespeito aos direitos trabalhistas, entre outras questões. As/os professoras/es também levaram banners sobre suas pesquisas acadêmicas para demonstrar a relevância dos trabalhos científicos à sociedade. A greve já dura quase dois meses. Para o avanço das negociações é necessário o diálogo por parte do governador.
Manifestantes pelas ruas de Salvador
Os atos em todo o país foram chamados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Os protestos também fizeram parte da agenda de mobilização que constrói a Greve Nacional contra o Governo Bolsonaro, que irá parar o país em 14 de junho.
Veja aqui mais fotos sobre a manifestação de Salvador.
Confira fotos de algumas mobilizações que ocorreram pelo interior:
JUAZEIRO
ALAGOINHAS
PAULO AFONSO
SERRINHA
BARREIRAS
TEIXEIRA DE FREITAS
EUNÁPOLIS
BOM JESUS DA LAPA
Foto: Site Notícias da Lapa
IRECÊ
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
SENHOR DO BONFIM
GUANAMBI
Créditos das fotos: Divulgação Movimento Docente e Estudantil. Reprodução de redes sociais