ADUNEB convoca a categoria a ocupar as ruas em defesa da educação pública
A ADUNEB faz o chamado à categoria docente para, nesta quinta-feira (30), em unidade com as/os estudantes ocuparem as ruas em defesa da educação pública. Atos ocorrerão em todo o país contra os cortes orçamentários, realizados pelo Governo Bolsonaro, às universidades federais. Em Salvador, a manifestação acontecerá às 10h, no Campo Grande. Em várias cidades do interior do estado também ocorrerão protestos. Na ocasião, o movimento estudantil e as/os professoras/es das universidades estaduais da Bahia (Ueba) também denunciarão a política estadual de desmonte da educação pública superior.
Assim como ocorreu no último dia 15, momento em que milhares em todo o país ocuparam as ruas, a expectativa é que nesta quinta-feira estudantes, docentes e servidores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, mostrem a força da educação. Os atos são chamados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
Atividade de greve
Os atos no Campo Grande e pelo interior do estado foram incluídos à agenda da greve dos docentes da Uneb, que neste dia 30 completará 52 dias. Assim como ocorre nas universidades federais, as Ueba passam por grave crise orçamentária, mas, neste caso, imposta pelo governo do estado. Dados da própria Reitoria da Uneb mostram que, de 2011 a 2016, o governo estadual impôs seis decretos de contingenciamento de recursos, o que prejudica as atividades de ensino, pesquisa e extensão.