Categorias Universitárias da UNEB se reúnem em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Serrinha
Kenned Firmino
Na manhã da última quarta-feira (22), professores, estudantes e técnicos da Universidade Estadual da Bahia – UNEB estiveram reunidos em uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Serrinha – BA, para explicar a conjuntura, a situação da greve docente e a realidade das universidades estaduais atualmente. O encontro contou com mais de 100 pessoas, conforme o registro de presença.
Uma das pautas da Audiência Pública era mostrar para a população externa a importância da Universidade Pública, principalmente reafirmar a necessidade de ser um direito de todos, por isso popular e inclusiva. Além disso, a situação atual da educação no estado da Bahia, sobretudo nas categorias Básica e Superior, e também o repasse de verbas.
Câmara de Vereadores de Serrinha
Durante a reunião, os professores da UNEB apresentaram para a Sociedade Civil e para o Legislativo, as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas desde o início, em 1988, no Departamento de Educação - DEDC Campus – XI, no município do Território do Sisal. A Prof. Madry Coutinho, destacou a importância da universidade na sociedade. “Tivemos a oportunidade de evidenciar para população a importância da UNEB para interiorização e democratização do nível superior da Bahia”, disse a professora.
Dentre os presentes, vereadores, docentes, estudantes egressos da UNEB, Sociedade Civil, a Profª Ana Margarete Gomes da Silva, Coordenadora de Assuntos Jurídicos, Institucionais e Aposentados da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia - ADUNEB, Técnicos Administrativos, representantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), a Casa da Cidadania – ICCS, representantes sindicais e de movimentos sociais. Além disso, o Presidente Municipal de Educação de Serrinha, Luis Carlos Jandiroba; os bolsistas, coordenadores e supervisores do PIBID; coordenadores e diretores da Educação Municipal e Estadual; a diretora do Campus IV, Rosane Vieira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB) e a Secretária de Educação de Serrinha, Maria Betânia Silva Pereira.