Notícias

Nota de pesar: Professora Iracy Silva Picanço



Com profundo pesar a ADUNEB lamenta o falecimento, neste sábado (30), da professora titular (aposentada) da Ufba, Iracy Silva Picanço. Defensora incansável da democracia, da educação e dos direitos humanos, a docente chegou a ser diretora da Faced - Faculdade de Educação e recebeu o título de ‘Professora Emérita da Ufba”. Também foi integrante do Conselho Estadual de Educação da Bahia e vice-presidente da terceira diretoria da Anped (1981-1983).

Nascida em Salvador (1939), foi formada pelo Instituto Normal da Bahia (atual Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia). Na rede estadual de ensino, como professora primária, ministrou aulas de História, Geografia, Português e Matemática. Como docente da Ufba, logo no início da ditadura militar (1964) foi demitida e perseguida. Retornou à universidade após ser anistiada (1979). Em 2014, mesmo aposentada, fez questão de ser membro da Comissão da Memória e Verdade da Ufba, que atuou no resgate das histórias das perseguições, dentro daquela universidade, pelos agentes da ditadura.
 
A Professora fez parte da formação de gerações de educadores. Muitos são, hoje, docentes das universidades estaduais da Bahia e dão continuidade à luta da mestra por uma educacao pública, gratuita e de qualidade.

Professora Iracy Silva Picanço, presente!

Com informações Apub Sindicato e Anped