Notícias

DOCENTES EM UNIDADE E UNANIMIDADE NA LUTA POR DIREITOS



 Por unanimidade, um número significativo de professoras e professores da UNEB aprovaram na última quinta-feira, 21, o Estado de Greve da categoria. Trata-se de uma demonstração inequívoca de unidade e disposição em torno da luta pelos direitos de toda a categoria docente, assim como em defesa da universidade pública, gratuita e popular.

Se o quadro estadual mais que transborda para colocar a categoria em enérgico espírito de combate contra diversas medidas da gestão Rui Costa - que não apenas tem sido incapaz de valorizar o papel da educação pública, mas promove ataques diretos contra avanços históricos do magistério e desrespeita direitos do professorado -, o combate à Reforma da Previdência do “governo” Bolsonaro exige um empenho renovado e decidido de nossa categoria docente. Se chancelada, essa proposta terá impactos brutais na vida de todas as trabalhadoras e trabalhadores, bem como empobrecerá radicalmente a sociedade brasileira.

Foi destacável, nesse sentido, a aprovação da paralisação das atividades para somar forças no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, na última sexta-feira, 22. Com a ação orquestrada e obscurantista de certos grupos reacionários no sentido de desprestigiar e mesmo criminalizar a atividade docente, além das recentes e ferozes investidas do capital contra a organização dos trabalhadores e seu histórico instrumento de luta, o sindicato, é fundamental priorizar a unidade face ao desafio do momento que vivemos.

Em Salvador, o ato aconteceu durante a manhã em uma viva manifestação que partiu da Rótula do Abacaxi até o Iguatemi, um dos nervos centrais da cidade, e reuniu, segundo os organizadores,  quase 10 mil manifestantes. A participação das professoras e professores da UNEB foi intensa, foi às ruas um bloco representativo de docentes que estão sintonizados e dispostos a promover o necessário debate político em defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, da categoria e do ensino superior público baiano e brasileiro.

É essa energia de um magistério plural, coeso e resoluto, que a ADUNEB se empenha em  irrigar cotidianamente para fortalecer e avançar nas mais diversas lutas necessárias das/os docentes.

Junte-se à luta!
 
Coordenação ADUNEB