ADUNEB dialoga com estudantes sobre conjuntura política e resistência
Neste início de semestre letivo a ADUNEB, por meio de suas coordenadoras, tem feito palestras e participado de mesas redondas com a comunidade acadêmica. O objetivo é debater a atual conjuntura política do país e a importância da universidade como resistência ao avanço do conservadorismo. Durante as discussões, as professoras também abordam o cenário de crise e sucateamento da Uneb e demais estaduais da Bahia, um quadro grave que poderá levar à greve da categoria docente (leia mais).
Em Alagoinhas, na terça-feira (12), a coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, participou da mesa Universidade - Estatuinte e resistência. A atividade fez parte da programação da semana de abertura do semestre 2019.1, que foi organizada pelos colegiados de Pedagogia, História e Engenharia Sanitária Ambiental.
Já no Campus de Salvador, a professora Ronalda, em conjunto com a também coordenadora da ADUNEB, Lilian Marinho, na mesma terça-feira, proferiram palestra na sede do sindicato. Com o auditório lotado por estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia, as docentes debateram a importância do ensino superior público, da Uneb enquanto espaço de formação inclusiva e popular, além do sucateamento da instituição devido à falta de apoio do governo estadual.