Nota da ADUNEB sobre o RH Bahia
Diante das diversas informações acerca das irregularidades nos contracheques, denunciados por inúmeros/as docentes em relação à ineficiência do Sistema RH Bahia, a Aduneb S/Sindical informa às/aos seus associadas/os que, ao cobrarmos soluções e/ou posicionamento da PGDP sobre as referidas demandas, fomos informadas que o contracheque enviado por e-mail, em muitos casos, não está em concordância com o que foi depositado em nossas contas, o que demonstra a ineficiência do sistema.
Afirmam que a Saeb corrigirá os erros ocorridos, a exemplo do terço de férias, 13º salário, auxílio alimentação, dentre outros, que serão pagos em folha complementar. Porém, em relação às férias dos professores/as que estão afastados para estudos, o sistema não aceita dois afastamentos, o que evidencia seu engessamento e prejuízo à categoria. Estamos acompanhando esses casos, com as devidas cobranças.
A PGDP acusa a retirada da autonomia institucional para fazer tais lançamentos e gestar a vida acadêmica dos servidores, uma estratégia de ingerência na universidade, inclusive avaliando a operacionalização desse sistema que tem revelado o descaso do Governo em relação à vida dos trabalhadores.
Fortalecer o sindicato para empreender a luta coletiva é a única via de enfrentamento e resistência a este Governo que está destruindo as Universidades públicas.
Coordenação ADUNEB