Movimento Docente critica no Consu a alteração do Estatuto do Magistério Superior
A coordenadora geral da ADUNEB, Ronalda Barreto, participou da reunião do Consu, realizada por videoconferência a partir do Campus de Salvador, na quinta-feira (14). Na oportunidade, a professora leu a Carta Aberta do Departamento de Educação, do campus de Alagoinhas (anexo 1). No documento as/os docentes criticaram a alteração do Estatuto do Magistério Superior, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia, em 20 de dezembro do ano passado. Com a modificação, foi proibida a redução da carga horária em sala de aula, de 12h para 8h, para docentes sob o regime de Dedicação Exclusiva, que necessitam de maior tempo para a pesquisa, a extensão e a pós-graduação.
A Carta ainda fez críticas à Reitoria da Uneb, por ter modificado ad referendum a resolução do Conselho Superior (resolução nº 1353/2019), para adequar as normas da universidade às alterações impostas pelo governo.
Na mesma perspectiva crítica, os docentes do Campus de Santo Antônio de Jesus também leram um documento (anexo 2) que ressaltou o autoritarismo do governo e a passividade da administração da Uneb.
Comissão
Ainda sobre a arbitrária modificação do Estatuto do Magistério Superior, foi criada uma comissão para elaborar uma nota com o posicionamento do Consu. Compõem a citada comissão a docente Ronalda Barreto (coordenadora geral da ADUNEB); Adriana Mármore (Pró-Reitora de Extensão); Kátia Cilene (Uneb), Marcelo Lemos (Reitoria) e Francisco Cancela (representante da ADUNEB no Consu).
Anexos:
Anexo 1 - Carta AlagoinhasAnexo 2 - Carta Sto A. Jesus