ADUNEB leva às ruas campanha de valorização docente e contra o desmonte da Uneb
Vários ônibus de transporte urbano de Salvador, desde a última quinta-feira (31), circulam levando em seus vidros trazeiros mensagens críticas da ADUNEB. A ação acontece, sobretudo, em rotas das regiões do Cabula e Centro Administrativo da Bahia, e faz parte de uma campanha do sindicato em defesa da categoria docente e da educação pública superior.
O objetivo da ADUNEB é denunciar à sociedade a política do governo Rui Costa de desmonte das universidades estaduais da Bahia. Este, ao mesmo tempo em que nega orçamento à universidade, por outro lado comemora na mídia a realização de obras e a economia de R$ 4,73 bilhões, em quatro anos. Somente entre os meses de agosto a novembro do ano passado, 55% do orçamento previsto para o período foi cortado pelo governo à Uneb. Leia aqui a nota da coordenação do sindicato.
Ônibus plotado com mais uma das peças da campanha da ADUNEB
A denúncia da ADUNEB ainda ressalta que a contenção de recursos da universidade também impacta os direitos trabalhistas das/os docentes. A lista que aguarda a promoção na carreira, por exemplo, até a semana passada era de 389 professoras/es. Alguns nomes já estão na fila há mais de dois anos. Na última sexta-feira (01.02) foram homologadas apenas 36 dessas promoções.